Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Estudos … -> Terra: A fotogra …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Estudos, depoimentos & referências -> Terra: A fotografia de Sebasti√£o Salgado 16 recursos (Arquivo selecionado por Else R P Vieira. Fotografias © Sebasti√£o Salgado)

AnteriorAnterior    recurso: 14 de 16    Seguinte

Autor:

Sebasti√£o Salgado

Título:

A luta pela terra: os ícones da vitória

Veja também:

Filmes - Un Homen, uma Mulher, uma Bandeira
Murais - “Reforma Agrária, Uma Luta de Todos,” painel de Elda Broilo celebrando o Terceiro Congresso Nacional do MST, 1995
Cartografia - Divisão Político-Administrativa
Letras de m√ļsicas - Terra e Raiz

A luta pela terra: os ícones da vitória

Um grande acampamento com 2800 famílias foi formado na entrada da fazanda Cuiabá no sertão do Xingó, às margens do Rio São Francisco. Durante vários meses esta gente viveu penosamente na esperança do decreto de desaproriação, que foi, afinal, adotado no dia 6 de maio de 1996. Manifestação dos camponeses em comemoração ao que consideram uma vitória, mas que, na realidade, foi só um ato de justiça. Sergipe, 1996.

Salgado, Sebastião. Terra. Introdução de José Saramago. Versos de Chico Buarque. São Paulo: Companhia das Letras, 1997: 132-33 (fotografia), 143 (legenda). Registramos nossos agradecimentos a Sebastião Salgado pela permissão de uso gratuito de suas fotografias e legendas neste website. Para maiores informações sobre as fotografias e legendas, favor contactar neil@nbpictures.com

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

ICONSOFV352

Gloss√°rio

Compilado por Else R P Vieira. Tradu√ß√£o © Thomas Burns.

Acampamento
"√Č um espa√ßo de luta e resist√™ncia criado durante a ocupa√ß√£o da terra. Pode estar localizado em uma parte de um latif√ļndio, na beira da estrada ou em frente a pr√©dios pertencentes ao governo. O acampamento √© a forma como os sem-terra v√™m a p√ļblico revelando os seus problemas, desse modo tamb√©m √© uma forma de press√£o dos sem-terra para agilizar as negocia√ß√Ķes referentes √†s suas reivindica√ß√Ķes" (Fernandes, Bernardo Man√ßano. Pequeno Vocabul√°rio da Luta pela Terra. In√©dito). V. tamb√©m ASSENTAMENTO e TERRITORIALIZA√á√ÉO. 

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 11 / 18 / 2014

www.landless-voices.org