Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Por mídia -> Composições das crianç …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Cultura emergente por tipo de mídia -> Composições das crianças 17 recursos (Organizado por Else R P Vieira. Tradução © Thomas Burns.)

AnteriorAnterior    recurso: 2 de 17    Seguinte

Este recurso se encontra também em:

Cultura: Esperanças e aspirações

Autor:

Cleonir Jorge de Souza
(9 anos, quarta série do ensino fundamental, Escola Cooperativa Construindo o Caminho, assentamento Conquista da Fronteira, em Dionísio Cerqueira, Santa Catarina.) Reproduzida com a permissão do MST São Paulo

Título:

O Brasil que queremos
(Um Brasil onde pudéssemos expressar o que nós sentimos e trabalhar na terra.)

"O Brasil que queremos: um Brasil onde pudéssemos expressar o que nós sentimos e trabalhar na terra"

Cleonir Jorge de Souza

Sou fruto da Reforma Agrária e quero um Brasil com pessoas livres, onde eu possa expressar meus sentimentos, minhas revoltas, meus sonhos... Um país onde eu possa continuar vivendo no campo. E nele tirar meu sustento, aproveitando as riquezas que a natureza oferece, e preservando o verde da esperança. Um Brasil com educação, onde nós crianças além de aprender a ler e escrever, plantar, preservar, brincar, sonhar... pudéssemos expressar o que nós sentimos, trabalhar na terra, praticar esportes, participar das decisões da educação.

Há tanta coisa que não entendo, tanta coisa que me assusta! Às vezes quero parecer grande, mas não dá, Por que tem tanta gente sem condições de viver, vítima da violência, da exploração de alguns?

Sonho com um Brasil verde - dos produtos por nós plantados; amarelo - das riquezas construídas por nós trabalhadores; azul - sem poluição; branco - da liberdade conquistada por nós trabalhadores do campo e da cidade.

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

BRAZILWE108

Desenhos das crianças
Apresentados em 3 concursos nacionais. O Brasil que queremos ter: seus projetos de vida advindos de sua xperiência de despossessão e de uma vida contingente; Brasil, quantos anos você tem: a revisão, pelas crianças, da historiografia oficial; Feliz Aniversário MST!: o impacto do Movimento sobre suas vidas.

Else R. P. Vieira

Veja também: As composições e poemas dos sem-terrinha: a história em revisão

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org